segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Agregar as suas contas de correio no Gmail.

Nota: Este artigo destina-se a utilizadores que já possuam uma conta Gmail. Caso não seja este o seu caso e, se estiver interessado, pode criar uma conta em http://mail.google.com/mail/signup.

Problema:
Não é raro o utilizador que tem mais de uma conta de correio(Hotmail, Google ou de um ISP local) e, diariamente, tenha que aceder individualmente às respectivas páginas de forma a consultar o mesmo. Alguns utilizadores chegam a experimentar clientes como Outlook Express ou Thunderbird mas rapidamente percebem que ficam limitados ao seu computador pessoal deixando de ter acesso remoto ao seu arquivo.

Solução:
O Gmail permite obter/gerir até 5 contas de correio de forma a necessitar apenas de aceder à sua conta de Gmail para consultar toda a sua correspondência ao mesmo tempo. O processo é relativamente simples:
  1. Entre na sua conta Gmail
  2. Aceda a Definições > Contas
  3. Clique na ligação Adicione uma conta de correio que possua
  4. (Vai aparecer uma janela) Indique o endereço da conta a adicionar e clique em Passo Seguinte
  5. O passo seguinte tem várias opções. Vou apenas referir aquelas que são importantes ou que considero úteis:

    Nome do utilizador
    Na maior parte dos casos o próprio endereço de correio mas pode ser necessário indicar um utilizador.

    Servidor POP e Porta
    Se o endereço for de um serviço conhecido pelo Gmail, estes campos são preenchidos automaticamente não havendo necessidade de os alterar(Hotmail, MSN, Gmail, etc). Caso contrário terá que se informar com o fornecedor do serviço.

    Marcador de mensagens a receber
    Assim que receba ou envie uma mensagem com esta conta, o Gmail atribuir lhe-á um marcador. Seleccione esta opção e indique um Marcador existente ou escolha a opção "Novo Marcador..." e crie um novo.

    Arquivo de mensagens a receber
    Se associou um marcador faz sentido arquivar toda a correspondência. Deste modo toda a correspondência desta conta ficará automaticamente dentro de Todo o correio.

  6. Quando terminar clique em Passo Seguinte.
  7. De modo a configurar o Gmail para enviar mensagens, como se estivesse no serviço da conta de correio, seleccione "Sim quero poder enviar correio como".
  8. Vá clicando em Passo Seguinte e, no último passo, clique em Enviar verificação.
  9. Clique na ligação Fechar Janela.
  10. O Marcador escolhido, ou criado, irá aparecer na barra lateral direita. Clique no marcador.
  11. A última mensagem(poderá demorar alguns minutos a aparecer) deverá ter como remetente a "Equipa do Gmail" com "Confirmação do Gmail" como assunto. Abra a mensagem e clique na ligação para activar o envio de mensagens através do Gmail.
  12. Repita por cada conta a adicionar.
E pronto agora já pode consultar toda a sua correspondência, com apenas uma autenticação, a partir de qualquer lugar(desde que tenha acesso à internet, claro).

1 comentário:

  1. Obrigadita

    Ainda bem que este assunto foi abordado naquela noitada de hotel. Assim já te dei motivo para teres com que te entreter enquanto fazias companhia à doentita e nós .....na passeata até ao Celler de las Tapas!!!!!
    É mais um dos nomes que vocês näo podem pronunciar...ahahahah!!!
    Para vocês já passam a três os mitos.
    Beijinhos
    Milú

    ResponderEliminar